Carregando

Principais Objetivos do S&OP

Img
Img

Estamos abordando o tema S&OP – Sales & Operation Planning (Planejamento de Vendas e Operações) sob vários aspectos, mas quais são os seus principais objetivos? 

Para todo e qualquer processo que atravesse uma organização podemos iniciar colocando como um dos primeiros benefícios do S&OP a sua capacidade de integrar todas as áreas participantes do processo, unindo ponta-a-ponta todas as ações necessárias para atingir os resultados para o todo, e não para partes isoladas. 

E é a partir deste atingir resultados que devemos abordar os objetivos e consequentemente benefícios gerados pela implantação de um processo de S&OP.

Melhor comunicação:

É mais que ter os canais adequados para gerar comunicados, realizar reuniões ou divulgar os planos gerados pelo processo. A comunicação requer mais que um exercício de enviar e receber, mas principalmente de processar as informações recebidas. É garantir que as ações demandadas sejam efetivamente realizadas, através de um fluxo contínuo, e principalmente sem ruídos. A comunicação deixa de focada no passado em que se busca culpados pelos resultados, para ter foco nas ações futuras que trarão os resultados.

Comprometimento e Colaboração:

Se melhoramos a comunicação, naturalmente aumentamos o comprometimento e a colaboração. O envolvimento no processo de definição, consenso e tomada de decisão traz responsabilidades que ficam mais expostas. Expostas no sentido de que todos sabem quem deve fazer o que e quando. Não há espaço para “eu não fui envolvido” ou “Não é da minha área”. O processo é integrado, e isso diz que a responsabilidade pelo resultado é de todos.

Maior visibilidade das informações:

A partir do momento que é necessário comunicar e comprometer as pessoas envolvidas, é consequência natural que as informações deixem de ser “secretas” para serem o combustível que vai nortear todos os caminhos a serem percorridos. Não existe tomada de decisão sem informação confiável. Qualquer coisa diferente é achismo, e contar com a sorte pode se mostrar ineficiente em cenários que se alteram rapidamente.

Equilíbrio entre Oferta e Demanda:

A partir da acurácia da previsão de demanda, que acontece com o aumento de maturidade do processo de S&OP implantado, o equilíbrio entre as necessidades do mercado em relação ao que a empresa é capaz de produzir e/ou entregar traz maior capacidade de dar respostas mais precisas aos clientes, e consequentemente aumentam a sua credibilidade. O equilíbrio traz melhor ocupação dos ativos, melhor utilização da mão de obra, maior tempo de reação e manobra para se recuperar de problemas do dia-a-dia (quebra de máquinas, falta de materiais, etc).

Um único jogo de números:

Ter um único número distribuído nos planos de demanda, produção, logística e financeiro é um dos objetivos do processo de S&OP que reduz o nível de incerteza entre as áreas. Reduz imensamente o desgaste gerado por atrito entre as áreas envolvidas no processo. 

Horizonte de Planejamento:

Um fator que faz diferença, e que deve ser estabelecido como um dos objetivos do S&OP é o horizonte de planejamento. A partir desta definição é possível coordenar toda a cadeia de suprimentos. Seja na compra e armazenagem de materiais, como na produção e armazenagem de produtos acabados. Permite aproveitar ao máximo todas as oportunidades geradas pela linha de tempo assumida como premissa de planejamento. Os ajustes serão necessários, mas permite maior agilidade nas revisões e tomadas de decisão para planos futuros.

Redução no tempo de entrega:

Ser mais ágil e preciso nas entregas, é um dos principais desafios das empresas. O compromisso assumido com o cliente deve ser cumprido. Nem ofertas e descontos excepcionais vencem o descrédito gerado pela não entrega dos produtos dentro do combinado. Esse objetivo do S&OP reduz o risco de rupturas no estoque de produtos acabados, e consequentemente, nos indicadores de prazo e pedido completo (OTIF).

Melhor gestão do tempo de vida de produtos:

Descobrir que o prazo de validade de um determinado produto está próximo, pode significar perdas financeiras expressivas. Ao gerar os números este é um dos resultados que vem naturalmente embutidos. Deixa-se de produzir o que se quer, para o que é necessário, reduzindo risco de ter armazenado o que o mercado não quer.

Maior rentabilidade com estoques na medida certa:

Ter níveis de estoques em excesso nunca foi uma boa opção. Às vezes as empresas se utilizam deste artificio para aproveitar oportunidades de compras ou promessas de demanda. Mas como um dos objetivos é o equilíbrio entre oferta e demanda, a maximização da rentabilidade é claramente e efetivamente obtida em um processo de S&OP

Melhor nível de serviço:

Podemos traduzir simplesmente como cliente satisfeito! E cliente satisfeito compra mais, recomenda, e torna-se parceiro.

Com certeza poderíamos citar outros objetivos que são alvo do S&OP, mas acreditamos que os mencionados já traduzem o poder do processo implantando, quando bem alinhado as necessidades de cada empresa, monitorado e acompanhado de perto pela alta direção.

Para cada um dos objetivos propostos é possível realizar o diagnóstico atual, e estabelecer metas de ganhos, sejam eles qualitativos ou quantitativos, aliás, que serão tema dos próximos artigos.

Vamos implantar?

Por Ulisses Messias
CEO U.M Consultoria e Treinamento